MENU

Mundo

Coreia do Norte executa homem por falar com refugiado pelo celular

Coreia do Norte executa homem por falar com refugiado pelo celular

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:26

Um homem foi executado em praça pública na Coreia do Norte por ter falado, por telefone celular, com um refugiado na vizinha Coreia do Sul sobre a vida no país comunista, informou nesta quinta-feira a agência sul-coreana de notícias Yonhap.

Segundo a emissora Open Radio for North Korea (ORNK), um trabalhador norte-coreano, identificado pelo sobrenome Jung, foi executado em público no final de janeiro depois que um telefone celular chinês foi encontrado em sua casa.

A ORNK, que cita fontes de segurança norte-coreanas, disse que Jung trabalhava em uma fábrica em Hamheng, a nordeste de Pyongyang, e foi acusado de dar informação a um refugiado norte-coreano na Coreia do Sul, informando sobre coisas como os preços de arroz no mercado.

As fontes acrescentaram que as autoridades do regime de Kim Jong-il estreitaram recentemente sua vigilância sobre os norte-coreanos que tentam manter contato com amigos ou familiares refugiados na Coreia do Sul mediante telefones celulares que operam pela rede chinesa.

A Coreia do Norte, que segundo organizações humanitárias vive em extrema penúria econômica, realizou em novembro uma reforma monetária para estabilizar os preços e consolidar a chegada ao poder de Kim Jong-eun, filho mais jovem de Kim Jong-il.

No entanto, especialistas acreditam que a reforma foi um fracasso, e os preços de bens de primeira necessidade dispararam, gerando um grande descontentamento social.

Segundo o governo sul-coreano, cerca de 16.500 norte-coreanos se refugiam no país desde o início do êxodo, em 1989, quando os norte-coreanos começaram a fugir da fome e da repressão do regime.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições