MENU

Mundo

Coreia do Sul abre fogo ao escutar disparos na fronteira norte-coreana

Coreia do Sul abre fogo ao escutar disparos na fronteira norte-coreana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:31

O Exército da Coreia do Sul efetuou nesta quarta-feira (10) disparos de artilharia nas cercanias da ilha de Yeonpyeong, fronteira com a Coreia do Norte, em resposta a detonações de artilharia aparentemente procedentes de manobras do Exército norte-coreano, informou a televisão sul-coreana "YTN".

Segundo indicaram fontes do Estado-Maior sul-coreano, efetivos da Marinha postados na fronteira marítima entre as duas Coreias no Mar Amarelo (Mar Ocidental) escutaram três rodadas de disparos norte-coreanos por volta das 13h locais (1h de Brasília), mas não está claro se os projéteis caíram em águas sul-coreanas.

"Estimamos que um dos obuses norte-coreanos caiu perto da Linha Limítrofe do Norte (NLL)", como é conhecida a fronteira entre as duas Coreias no litoral ocidental, indicaram fontes militares à agência local "Yonhap".

O Exército sul-coreano respondeu com três disparos de advertência uma hora mais tarde e indicou que por enquanto não foram detectados movimentos anormais nas linhas militares do lado norte-coreano.

No entanto, "mantemos nossas posições de defesa", assinalaram as fontes, que acrescentaram que os disparos norte-coreanos provinham aparentemente da ilha norte-coreana de Yongmae, a cerca de 20 km de Yeongpyeong.

O Exército sul-coreano explicou que esperou uma hora para disparar, já que decidiu avaliar a situação e comprovou que nenhum projétil causara danos em seus navios na zona.

Yeonpyeong, distante apenas uma dezena de quilômetros do litoral norte-coreano, foi cenário de um bombardeio da Coreia do Norte em novembro de 2010, quando várias rodadas de obuses atingiram a ilha e mataram dois soldados e dois civis.

O regime de Pyongyang não reconhece a linha que separa as duas Coreias no Mar Amarelo, pelo que a zona é o centro de uma grande tensão, especialmente desde o bombardeio de novembro, o primeiro ataque com artilharia sobre território sul-coreano desde a Guerra da Coreia (1950-53).            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições