MENU

Mundo

Coreia do Sul e EUA iniciam manobras militares conjuntas anuais

Coreia do Sul e EUA iniciam manobras militares conjuntas anuais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos começaram nesta terça-feira (16) manobras militares conjuntas anuais, que têm como objetivo melhorar a capacidade de defesa frente à Coreia do Norte, que, mais uma vez, tachou os exercícios de "provocação".

As manobras mobilizarão 56 mil soldados sul-coreanos e 30 mil americanos, enquanto outros 3 mil participarão de bases estrangeiras em exercícios computadorizados até o dia 26 de agosto, segundo informou o comando conjunto de forças de ambos os países.

Soldados sul-coreanos realizam exercícios militares em barcos infláveis

no mar de Taean. (Foto: Yonhap / Yang Yong / AP Photo)

  Além disso, forças do Reino Unido, França, Austrália, Canadá, Tailândia, Noruega e Dinamarca também participarão das manobras sob coordenação do Comando das Nações Unidas, o que elevará os participantes a 530 mil soldados no total.

Segundo o comunicado do comando conjunto da Coreia do Sul e dos EUA, os exercícios têm como meta reforçar a operabilidade, a logística e os trabalhos de inteligência entre os dois exércitos, enquanto o Estado-Maior sul-coreano destacou que busca manter em prontidão as defesas contra a Coreia do Norte.

O Comando das Nações Unidas, liderado pelos EUA, informou o Exército norte-coreano através de sua missão no vilarejo fronteiriço de Panmunjom a respeito das datas e da natureza não provocativa dos exercícios.

No entanto, na semana passada a Coreia do Norte criticou as manobras em duas ocasiões, ao considerá-las um obstáculo para a paz e o diálogo, além de uma provocação.

Os exercícios também tentarão abrir caminho para que a Coreia do Sul assuma todas as competências de defesa a partir 2015.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições