MENU

Mundo

Costa do Marfim: ONU ameaça forças de Gbagbo com ataques aéreos

Costa do Marfim: ONU ameaça forças de Gbagbo com ataques aéreos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

A Organização das Nações Unidas (ONU) ameaçou nesta segunda-feira atacar forças leais a Laurent Gbagbo, líder da Costa do Marfim que se recusa a reconhecer a derrota eleitoral para Alassane Ouattara, depois de 11 soldados da missão de paz da ONU terem sido mortos nos últimos dias.

Choi Young-jin, representante especial da secretaria-geral da ONU na Costa do Marfim, disse que uma ação está sendo planejada. "Não podemos mais tolerar ataques irreponsáveis contra civis e capacetes azuis das Nações Unidas com armas pesadas", disse.     Ele disse também que 9 mil soldados que são parte da missão da ONU na Costa do Marfim (Unoci) não têm um mandado para retirar Gbagbo do poder, mas têm poder para responder a ataques com armamento pesado contra civis ou membros da ONU. "Vamos usar nossos recursos aéreos. Tomaremos um ação em breve", acrescentou.

Segundo informações da BBC, autoridades da missão da ONU no país acusam forças pró-Gabgbo dos ataques contra uma base da ONU em Abidjan, maior cidade do país. A ameaça é feita paralelamente a ações de militares franceses no país que buscam retirar os estrangeiros do país africano.

França

Ex-metrópole da Costa do Marfim quando colônia, a França tomou o controle do aeroporto da cidade de Abidjan e planeja trazer mais 150 soldados para seu contingente de 1.650 no país. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, autorizou tropas franceses a participar das operações da ONU em território marfinense.     A França, que tem cerca de 12 mil cidadãos na Costa do Marfim, mantém uma força de paz no país desde a época da guerra civil marfinesa (2002-2005).

O governo francês deu início a uma operação, nesta segunda-feira, para retirar cidadãos franceses de três pontos de Abidjan. Um deles é um campo militar, onde estão cerca de 1.650 estrangeiros, sendo metade franceses.

Ainda nesta segunda-feira, forças de Ouattara, reconhecido pela comunidade internacional, contra os últimos redutos de Gbagbo foi lançada. O objetivo da ofensiva é avançar para Plateau, no centro de Abdijan e Cocody, no norte da cidade. No bairro administrativo de Plateau está o palácio presidencial e em Cocody, a residência presidencial, onde supostamente se encontra Gbagbo.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições