MENU

Mundo

Dois navios de guerra do Irã entram no canal de Suez

Dois navios de guerra do Irã entram no canal de Suez

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

Dois navios de guerra do Irã entraram no canal de Suez na manhã desta terça-feira (22) para passar para o Mar Mediterrâneo.

Operação semelhante não acontecia desde 1979 e foi considerada uma “provocação” por Israel. Em geral, um navio demora de 12 a 14 horas para cruzar o canal.

Uma fonte do Conselho Supremo do Exército egípcio declarou ao canal privado “Dream”, na noite de segunda-feira (21), que a autorização foi concedida em acordo com a Convenção de Constantinopla de 1888, que autoriza a passagem de navios militares pelo canal de Suez.

O Egito autorizou a passagem dos navios pelo canal de Suez depois de enviar sinais contraditórios: primeiro afirmou que não havia recebido nenhuma solicitação, depois deu a entender que os dois navios estavam bloqueados.     Segundo a agência oficial iraniana Fars, os dois navios são o “Kharg”, barco de reabastecimento e apoio de 33.000 toneladas, e a fragata de patrulha “Alvand”, ambos de fabricação britânica.

O “Kharg”, com 250 tripulantes, pode transportar até três helicópteros. O “Alvand” estaria equipado com torpedos e mísseis.

Israel, que considera o Irã um grave perigo para sua segurança, denunciou uma “provocação” por meio do ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman.

Segundo uma fonte diplomática iraniana, os dois navios devem fazer uma visita de “rotina” nos próximos dias à Síria.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições