MENU

Mundo

Em suposto email, esposa de Assad o chama de 'meu patinho careca'

Em suposto email, esposa de Assad o chama de 'meu patinho careca'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:14

iG São Paulo

Mensagem foi publicada pela imprensa britânica como sendo recebida pelo presidente da Síria e interceptada por opositores

A publicação de uma suposta mensagem entre o presidente sírio Bashar al-Assad e sua esposa Asma, onde ela o chama carinhosamente de "patinho", virou motivo de piada na internet, com opositores postando dezenas de caricaturas e vídeos debochando do presidente.

Revelação: Supostos emails de líder sírio mostram vida luxuosa e ajuda do Irã

O e-mail está entre os que foram publicados pela imprensa britânica e apresentados como escritos ou recebidos por Assad e interceptados pelos opositores sírios.

 

 

Foto de julho de 2008 mostra Assad e Asma em Paris

Foto: AP

 

Em uma mensagem de 18 de janeiro, a primeira-dama nascida no Reino Unido se refere a seu marido como "meu patinho careca" e assina, em uma mistura de inglês e árabe, "your \'batta\'" (tua patinha).

Em poucos dias, a web explodiu com centenas de piadas e caricaturas do chefe de Estado sírio caracterizado como o Pato Donald ou como um patinho amarelinho.

 

Violência

Todo o humor não ignora a violenta repressão da revolta popular no país e, em outro desenho, Assad aparece como pato portando uma metralhadora. Em outra charge, é um pato seguido por uma fileira de patinhos chamados "shabihas", em referência às temidas milícias do regime.

ONU: Forças sírias atiram contra joelhos de crianças

Em um vídeo de uma manifestação noturna, os participantes do protesto exibiam patos de brinquedo que emitiam o som "quac!".

No Facebook, opositores satirizaram o apelido do presidente para fazer campanha em prol da campanha da oposição. "Juntos arrasaremos o pato!" e "Eu sou o pato, e Bashar não me representa", disseram alguns posts.

A revelação do apelido também rendeu brincadeiras com jogos de palavras com o sobrenome do presidente, já que ‘Assad’ significa leão em árabe. "Bashar, o pato ex-leão, não queremos você".

*Com AFP


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições