MENU

Mundo

Embarques de petróleo da Líbia estão quase parados em meio à crise

Embarques de petróleo da Líbia estão quase parados em meio à crise

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

Quase todos os embarques de petróleo da Líbia, o 12º maior exportador mundial da commodity, estão interrompidos por causa da redução da produção, da falta de funcionários nos portos e de preocupações de segurança, informaram fontes do setor. Uma revolta popular contra o ditador Muammar Kadhafi, que está há 41 anos no poder, levou alguns navios a evitar se dirigir para a Líbia.

Várias embarcações recusaram-se a aportar no país ou retornaram no meio do caminho. O tempo ruim no mar Mediterrâneo também prejudica as operações, segundo as fontes. "É uma combinação de interrupção e mau tempo", disse um operador de petróleo de uma empresa petrolífera que compra óleo da Líbia.

Os distúrbios na Líbia e a possibilidade de o país parar de exportar seu 1,3 milhão de barris por dia (bpd) de petróleo elevaram o preço da commodity no mercado internacional. O petróleo Brent subiu para quase US$ 120 o barril na quinta-feira, seu nível mais alto desde 2008. "O capitão do navio petroleiro que nós contratamos recusou-se a ir para a Líbia", disse uma fonte de uma grande empresa petrolífera. "Ele disse que estava preocupado com a segurança no porto."

"Você não consegue entrar nesses portos. A comunicação é zero", declarou outro comprador de petróleo líbio. A Líbia exporta petróleo a partir de portos como os de Ras Lanuf, Zuetina, Marsa el Hariga, Brega, Bouri, Es Sider, Zawia e Mellitah.

Fontes do setor disseram nesta sexta que o terminal de Es Sider estava em operação, e outras fontes afirmaram que os terminais de Zawia e Mellitah só estavam fechados em decorrência do mau tempo.

A Líbia produz normalmente cerca de 1,6 milhão de bpd de petróleo de alta qualidade, o que representa quase 2% da produção mundial. Entre 30% e 75% da produção foi interrompida em decorrência dos distúrbios no país.

O Bank of America Merrill Lynch disse que a produção petrolífera da Líbia deve parar totalmente, talvez por um longo período. Filho nega sabotagem

O governo de Kadhafi jamais irá destruir as riquezas de petróleo da Líbia em sua luta para combater a insurgência, disse nesta sexta seu filho Saif al-Islam ao canal turco de notícias CNN-Turk.

Ele afirmou que a família Kadhafi não tem intenção de fugir da Líbia, e que o governo estava controlando as regiões oeste, sul e central do país.

"Jamais destruiremos as fontes de petróleo. Elas pertencem ao povo", disse Saif em entrevista publicada no site da CNN-Turk.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições