MENU

Enchentes afetam 50 localidades do sudeste da Austrália

Enchentes afetam 50 localidades do sudeste da Austrália

Atualizado: Quarta-feira, 19 Janeiro de 2011 as 9:50

Correntes de água seguiam descendo nesta quarta-feira (19) por vários povoados do estado australiano de Victoria, depois das fortes chuvas que agora atingem o sudeste do país, informaram fontes oficiais.   Mais de 50 povoados estão afetados, e milhares de pessoas estão sendo retiradas da localidade de Kerang, onde a alta do nível do Rio Loddon ameaça derrubar os diques de contenção.

Os temporais em Kerang e em outras comunidades preocupam os engenheiros, que desconhecem quais podem ser as consequências, já que a região jamais foi atingida por tanta chuva.   As autoridades pediram que os habitantes abandonem os povoados antes que as estradas precisem ser fechadas.

Enquanto isso, a cidade de Horsham continua partida em duas pelo transbordamento do rio Wimmera, e os habitantes não poderão retomar a rotina até a próxima semana.

Milhões de australianos foram afetados pelas graves inundações que tiveram início no fim de novembro, castigando primeiro o estado de Queensland e depois Nova Gales do Sul e Victoria.

Em quase dois meses morreram 32 pessoas, a última delas uma criança de oito anos que acabou afogada pelas enchentes em Victoria.

A tragédia provocou danos no valor de pelo menos US$ 20 bilhões, e é possível que a economia australiana entre em recessão durante o primeiro trimestre do ano em consequência das perdas nos setores agrícola, turístico e de mineração.

veja também