MENU

Mundo

Enchentes já deixam 19 mortos e 200 mil desabrigados na Austrália

Enchentes já deixam 19 mortos e 200 mil desabrigados na Austrália

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

As fortes chuvas que castigam o estado de Queensland, na Austrália, já deixaram pelo 19 mortos, 66 feridos e 200 mil desabrigados, informou o governo nesta quinta-feira (13).

Um jovem de 24 anos tragado por um esgoto quando tentava visitar o pai se tornou o primeiro morto pela chuva em Brisbane, a terceira maior cidade da Austrália, alagada pelo rio de mesmo nome.

Apesar da alta, o nível do rio Brisbane ficou um metro abaixo dos 5,5 do máximo previsto pelas autoridades , o que teria colocado em perigo toda a área metropolitana, de dois milhões de habitantes.   O alívio não evitou uma enorme esteira de destruição, e se mantém o estado de alerta em todos os estados da Austrália, à exceção do território da capital federal, Camberra.

Quase 14.500 casas e estabelecimentos de Brisbane estão totalmente submersos, além de outros 19.700 parcialmente inundados, e 100 mil imóveis estão sem eletricidade e a provisão de água potável é intermitente.

"Alguns moradores poderão retornar a suas casas em dois dias; outros terão que esperar meses. Os mais desafortunados, jamais poderão", disse a chefe do foverno de Queensland, Anna Bligh.

"Cerca de 75% do nosso estado experimentou um alto nível de destruição com as furiosas enchentes, e agora teremos pela frente uma reconstrução de proporções de pós-guerra", acrescentou Bligh.

Ao sul de Queensland, as enchentes já deixaram isoladas 4.500 pessoas no estado de Nova Gales do Sul, e a previsão é que cheguem a Victoria.

Impacto

Especialistas acreditam que o impacto na economia australiana será superior ao deixado em 2005 pelo furacão Katrina nos Estados Unidos.

Uma área equivalente à da África do Sul foi oficialmente declarada em situação de calamidade. A temporada de chuvas ainda vai durar mais dois meses, e as autoridades alertam que as represas locais precisariam de pelo menos mais sete dias para baixar a níveis seguros.

O Departamento de Meteorologia previu que uma tempestade no mar do Coral, na costa norte de Queensland, deve se tornar um ciclone dentro de 24 a 48 horas. Embora isso deva causar mais chuvas, a previsão é de que o ciclone se afaste da costa. Mas, como o solo está encharcado e as represas estão cheias, quaisquer novas chuvas representam uma ameaça ao Estado.

O dilúvio foi atribuído ao fenômeno climático La Niña, que acontece nas águas do Pacífico. O ano passado foi o terceiro mais chuvoso já registrado na Austrália, e os meteorologistas preveem uma temporada de ciclones mais intensa do que a média.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições