MENU

Mundo

Espanha pede que UE responda a sinais de abertura de Cuba

Espanha pede que UE responda a sinais de abertura de Cuba

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

A ministra de Exteriores da Espanha, Trinidad Jiménez, pediu nesta segunda-feira, 25, que a União Europeia responda aos "sinais" de abertura de Cuba para construir uma nova relação bilateral e ajudar a ilha caribenha em seu processo de reforma econômica, informa o jornal El País.

A chanceler disse ao Conselho de Ministros de Exteriores da Europa, órgão que discutirá nesta quinta a política em relação a Cuba, que o bloco europeu precisa de "uma nova relação" com o governo cubano. A ministra lembrou que nos últimos meses, Cuba libertou 42 presos políticos e aprovou reformas econômicas que abrem certos setores para a atuação da iniciativa privada. Por isso, a chanceler disse que "se Cuba já deu sinais" e realizou mudanças pedidas pela União Europeia, o órgão também deveria mandar sinais para "respaldar o processo de reformas". "É mais necessário que nunca buscar uma nova relação que esteja baseada no respeito, na confiança e na bilateralidade", disse Trinidad.

"Estamos vendo qual é o mecanismo para que todos os membros concordem em estabelecer essa nova relação", disse a ministra. "Queremos pensar em como podemos ajudar o processo de reformas", completou.

A chanceler, que assiste ao seu primeiro conselho comunitário como titular da pasta de Exteriores pelo governo espanhol - foi nomeada na sexta-feira - assegurou que exerce sua função com "serenidade e um grande sentimento de responsabilidade". Os ministros europeus mantém uma medida chamada de Posição Comum em relação a Cuba, vigente desde 1996. Tal medida vincula a política do bloco com a ilha com os progressos em relação aos direitos humanos e à democratização da ilha.

Países como Suécia e República Checa são os mais reticentes em relação à reunião para discutir as mudanças em Cuba, pois julgam insuficientes as medidas tomadas por Havana. Trinidad afirmou que a Espanha busca "o máximo consenso possível entre os sócios da União Europeia" dentro de seu objetivo de trabalhar "para que se reconheça uma nova relação entre as partes".    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições