MENU

Mundo

EUA analisam divulgação de fotos do sepultamento de Bin Laden no mar

EUA analisam divulgação de fotos do sepultamento de Bin Laden no mar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

 Os Estados Unidos podem divulgar nesta terça-feira (3) fotos do sepultamento de Osama bin Laden no mar, informou uma autoridade norte-americana à Reuters em condição de anonimato. Mas a decisão final sobre o assunto ainda não foi tomada, segundo a agência.

O corpo do líder da al-Qaeda foi retirado da casa onde ele foi morto em Abbotabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistã, de helicóptero pelos americanos e levado a um porta-aviões. Em segudida, o terrorista teria sido sepultado em algum lugar no norte do Mar da Arábia, conforme divulgou o governo norte-americano na segunda-feira (2).     Segundo agentes de inteligência norte-americana, o ataque das forças que resultou na morte de Osama bin Laden estava sendo planejado desde agosto do ano passado, quando os americanos conseguiram uma pista segura sobre seu paradeiro, após mais de quatro anos de investigações.

A operação teria sido feita com helicópteros e durado cerca de 40 minutos, relataram funcionários do governo americano, sob condição de anonimato. Após um tiroteio, Bin Laden teria sido baleado na cabeça. Obama autorizou a execução na sexta-feira.

De acordo com os oficiais dos EUA, ao todo foram usados quatro helicópteros na operação, que aconteceu em uma fortaleza do líder terrorista na cidade de Abbotabad. O ataque foi feito exclusivamente pelas forças americanas, segundo a chancelaria paquistantesa.

Avaliada em cerca de US$ 1 milhão, a fortaleza de três andares onde se escondia Osama bin Laden possuía um forte sistema de segurança. Não havia ligações telefônicas ou conexão com a internet. Ainda de acordo com as autoridades, o lixo da casa era queimado, em vez de ser colocado para a coleta.

Poucas janelas da casa davam para o exterior do complexo. O terraço tinha uma parede de privacidade de aproximadamente dois metros, disseram os oficiais.

O esconderijo, que teria sido construído em 2005, foi localizado pelas forças norte-americanas no final de 2010, após mais de quatro anos de acompanhamento um dos mensageiros de segurança do líder. Para a localização do esconderijo, foram usadas informações obtidas a partir de presos capturados após o atentado de 11 de setembro de 2001.

De acordo com as autoridades dos EUA, a fortaleza era cerca de oito vezes maior do que outras casas da região e ficava ao final de uma estrada de terra estreita. Além dos portões e dos muros de segurança, o esconderijo tinha paredes internas para maior privacidade.

Soldados paquistaneses no local em que Osama bin Laden foi morto neste domingo (1º) em Abbotabad, no Paquistão. (Foto: AP)        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições