MENU

Mundo

EUA dizem que petróleo se espalha no fundo do mar do golfo do México

EUA dizem que petróleo se espalha no fundo do mar do golfo do México

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O governo dos Estados Unidos confirmou nesta terça-feira (8) que o petróleo que vaza no golfo do México desde explosão da plataforma Deepwater Horizon, no dia 20 de abril, não está restrito à superfície do mar. De acordo com especialistas de agências e universidades americanas, o líquido também atinge o fundo do oceano, espalhando-se em camadas, informou nesta quarta-feira (9) o jornal The New York Times.

De acordo com testes conduzidos pelos pesquisadores, alguns dos componentes mais tóxicos do petróleo não estão indo para a superfície, onde evaporariam. Em vez disso, parte do líquido 'viaja' pelo fundo do mar, a distâncias de até 50 km do poço danificado da empresa British Petroleum, responsável pela plataforma que afundou.

De acordo com o New York Times, a concentração dos produtos químicos do fundo do mar é, na maioria dos casos, pequena. Os especialistas citados pelo diário, no entanto, dizem que isso não significa que a situação seja menos preocupante.

"Isso (a baixa concentração) não significa que a situação seja pouco importante, longe disso. O volume de petróleo é provavelmente muito grande, e nós ainda não compreendemos o impacto que essa quantidade de hidrocarbonetos pode ter no ecossistema do golfo do México", disse ao NYT Jane Lubchenco, chefe da Administração Nacional Atmosférica e Oceânica.

Cientistas independentes também dizem que a mancha no fundo do mar é tão extensa que os organismos que vivem na área podem ter sido expostos aos produtos químicos durante longos períodos. As amostras que comprovariam a contaminação foram coletadas por navios de pesquisa em grandes profundidades.

Obama fará nova visita à região

A revelação de que o petróleo se espalha também pelo fundo do mar veio quase ao mesmo tempo em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciava uma nova viagem ao golfo do México, a quarta desde o início da crise.

Na próxima segunda-feira (14), Obama vai aos Estados do Mississippi, do Alabama e da Florida para acompanhar os trabalhos de contenção da mancha e avaliar os danos às comunidades locais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições