MENU

Mundo

EUA e Afeganistão deixam tensões para trás e olham para futuro

EUA e Afeganistão deixam tensões para trás e olham para futuro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

No title Washington, 11 mai (EFE).- Estados Unidos e Afeganistão se esforçaram hoje para deixar para trás, ao menos publicamente, suas recentes tensões e olhar para o futuro, e, apesar de não ter havido acusações e críticas diretas, os dois países deixaram claras suas exigências.

Em Washington, o presidente afegão, Hamid Karzai, e a secretária de Estado, Hillary Clinton, abriram o primeiro dia do diálogo bilateral que EUA e Afeganistão terão até a sexta-feira para delinear o que a chefe da diplomacia chamou de um futuro "partilhado" e os próximos passos a serem dados para estabilizar o país asiático.

Nada foi percebido na retórica incendiária que ameaçou inclusive a visita de Karzai a Washington e sua reunião de amanhã na Casa Branca com o presidente Barack Obama. Em vez disso, o líder afegão encontrou um tapete vermelho de boas vindas.

As tensões surgiram após uma visita de Obama a Cabul no final de março, onde pediu ao presidente afegão que intensificasse a luta contra a corrupção.

Após a partida de Obama, Karzai acusou o Ocidente de responsabilidade na fraude eleitoral no Afeganistão no ano passado e ameaçou se unir aos talibãs.

Karzai e Hillary tentaram hoje minimizar o episódio, e a secretária de Estado falou até de "confiança" entre ambas as nações.

"Na medida em que avançamos não podemos esperar que EUA e Afeganistão concordem em todos os assuntos. Não faremos isso. Isso é um fato em uma relação entre duas nações soberanas", afirmou a secretária.

Hillary Clinton assegurou também que a capacidade de discordar reflete um nível de confiança que é essencial para qualquer diálogo significativo e uma relação estratégica duradoura.

O presidente afegão reconheceu que nem tudo é nem será um mar de rosas entre EUA e Afeganistão. "Como duas nações maduras e dois Governos maduros (...) teremos de vez em quando desacordos sobre alguns temas", disse.

A visita de Karzai acontece seis anos depois de Obama apresentar sua nova estratégia para o Afeganistão e o Paquistão, que inclui o envio de mais de 30 mil soldados ao primeiro.

Os EUA buscam começar a retirada do Afeganistão em junho de 2011 e, para poder levá-la à frente, precisam contar com um parceiro confiável na figura de Karzai.

Hillary assegurou ao líder que o compromisso de Washington não deixará os afegãos abandonados após a retirada das tropas.

"Deixarei isso claro: na medida em que buscamos uma transição responsável e ordenada depois da missão internacional de combate no Afeganistão, não abandonaremos os afegãos; nosso compromisso civil se prolongará durante muito tempo no futuro", prometeu.

Hillary Clinton, que admitiu que os EUA não fazem "ilusões" sobre as dificuldades que haverá no caminho e qualificou o progresso no Afeganistão de "real, mas também frágil", quis, no entanto, deixar claras as inquietações de Washington.

"Estabilidade a longo prazo requer melhorar a capacidade governamental em todos os níveis. Requer um esforço comum e ordenado contra a corrupção", destacou.

No entanto, também aplaudiu "os passos dados pelo presidente Karzai para lutar contra a corrupção".

Karzai, por sua vez, assegurou que "o Afeganistão seguirá fortalecendo suas instituições".

Também expressou suas exigências, ao enfatizar que seu país buscará o respeito a sua independência judicial, e assegurou que seu Governo "protegerá a população civil", em referência às mortes em operações militares.

O presidente afegão, que se reuniu hoje após as discussões em grupo com Hillary e visitou o hospital militar Walter Reed, pediu o apoio de Washington para a assembleia de paz com os insurgentes (jirga), a conferência internacional sobre o Afeganistão em 20 de julho e as eleições parlamentares de setembro.

Por Céline Aemisegger

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições