MENU

Mundo

EUA testam míssil seis vezes mais rápido que o som

EUA testam míssil seis vezes mais rápido que o som

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou na noite de quarta-feira (26) que testou no Oceano Pacífico um míssil de cruzeiro hipersônico, que superou a velocidade de 7.000 km/h, seis vezes mais rápido que o som.

O teste do X-15A Waverider durou cerca de 200 segundos. O recorde de voo hipersônico com um motor do tipo 'scramjet' (um reator de combustão supersônica) era de 12 segundos, alcançado pelo X-43 da Nasa, um avião experimental não tripulado.

Charlie Brink, diretor do programa do Laboratório de Pesquisas da Força Aérea na base Wright-Patterson de Ohio, disse que esta foi primeira missão desse tipo realizada pelo X-15A.

- Estamos muito felizes de ter completado a maioria de nossos testes na primeira missão hipersônica do X-51A.

Os mísseis desse tipo são usados para atacar alvos distantes em menos de uma hora e podem substituir os atuais mísseis balísticos. Os voos hipersônicos começam na chamada velocidade Mach 5 (cinco vezes mais rápido que o som).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições