MENU

Mundo

Ex-oficial sérvio pega 30 anos de prisão por massacres

Ex-oficial sérvio pega 30 anos de prisão por massacres

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O tribunal de crimes de guerra da Bósnia condenou o ex-oficial sérvio Milorad Trbic, de 51 anos, a 30 anos de prisão nesta sexta-feira (16) por ter matado dezenas de pessoas durante o massacre de muçulmanos em Srebrenica em 1995.

Trbic, um capitão do Exército, foi considerado culpado de participar da perseguição de bósnios muçulmanos do enclave de Srebrenica e por suas execuções sumárias, enterros e por cobrir depois os traços do crime.

Cerca de 8.000 homens e meninos muçulmanos foram mortos em Srebrenica depois que forças servo-bósnias capturaram o enclave no leste do país em 11 de julho de 1995, no que foi visto como a pior atrocidade na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Trbic organizou, ao lado de outros oficiais sérvios, a transferência forçada de centenas de muçulmanos de Srebrenica e a detenção deles em várias escolas, onde foram mantidos em condições subumanas. Também os levou para os campos da morte, onde foram executados em massa.

O próprio Trbic matou um grupo de ao menos 20 muçulmanos na escola Grbavci, e um grupo de ao menos cinco muçulmanos na escola de Rocevici em outra ocasião, disse o juiz Davorin Jukic.

Restos de mais de 6.000 vítimas de Srebrenica foram encontrados em covas coletivas no leste da Bósnia, mas até agora só foram identificados 3.800 corpos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições