MENU

Ex-refém das Farc, Ingrid Betancourt detalha operação de resgate

Ex-refém das Farc, Ingrid Betancourt detalha operação de resgate

Atualizado: Quinta-feira, 3 Julho de 2008 as 12

Na primeira entrevista em liberdade, após seis anos sequestrada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a franco-colombiana Ingrid Betancourt agradeceu sua libertação ao presidente da Colômbia, Alvaro Uribe e pediu que os colombianos acreditem no Exército do país.

"Que vai nos levar a paz", disse. Ela considerou que "a operação [do governo colombiano] foi perfeita". As informações são da agência argentina Telam.

Betancourt foi libertada nesta quarta-feira, 2 de julho, junto com outros 14 reféns das Farc. Emocionada, a ex-refém exaltou as Forças Armadas e a "valentia de haver planejado uma operação tão extraordinária".

Betancourt detalhou a operação militar do governo colombiano e contou que ela e os demais reféns subiram algemados em um helicóptero, acreditando que iam ser interrogados por algum chefe das Farc, até que descobriram que estavam sendo libertados pelo Exército colombiano.

Vestindo botas e um colete camuflado, a ex-candidata à Presidência colombiana foi a primeira a descer do avião que levou os reféns a uma base aérea em Bogotá e abraçou a mãe, Yolanda Pulecio, e, em seguida, o marido Juan Carlos Lecompte.

Postado por: Claudia Moraes

veja também