MENU

Mundo

Exército descobre maior plantação de maconha da história do México

Exército descobre maior plantação de maconha da história do México

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:34

O Exército do México descobriu no noroeste do país uma fazenda de plantação de maconha de 120 hectares, considerada a maior já registrada na história do país. A operação terminou com 16 presos, informou a secretaria de Defesa Nacional nesta quinta-feira (14).

O comandante da Segunda Região Militar, general Alfonso Duarte Mujica, informou que a plantação está no meio do deserto, coberta com malha e disfarçada como cultivo de tomate.

A fazenda produzia cerca de 120 toneladas de maconha, com um valor estimado de US$ 158 milhões, disse Mujica.

A plantação foi encontrada no sul do município de Ensenada, no estado da Baixa Califórnia - que faz fronteira com os Estados Unidos -, a apenas 2 km de uma estrada que percorre toda a península     A Secretaria da Defesa Nacional destacou em comunicado que se trata de um “golpe contundente ao crime”, já que a plantação, segundo o órgão, é a “maior localizada na história do país”, superando a de 62 hectares destruída em Sinaloa em março de 2007.

O general Mujica informou que cerca de 60 pessoas que trabalhavam na área fugiram após perceberem a presença dos soldados mexicanos. Os militares conseguiram deter 16.

Principal porta de entrada de drogas para os EUA, o México registrou em 2009 uma produção de maconha de aproximadamente 19 mil toneladas, de acordo com estimativas oficiais.

O país vive desde dezembro de 2006 uma onda de violência relacionada à disputa entre os cartéis do tráfico de drogas pelo controle do território, e entre esses grupos e as Forças Armadas. Essa guerra já deixou cerca de 40 mil mortos.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições