MENU

Mundo

Forças de Kadhafi entram em cidade dominada pelos rebeldes na Líbia

Forças de Kadhafi entram em cidade dominada pelos rebeldes na Líbia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

Forças leais ao ditador líbio Muammar Kadhafi entraram nesta quarta-feira (2) em Brega, cidade que era controlada pelos rebeledes e onde foram registrados violentos combates, a 200 km ao sudoeste de Benghazi, informaram testemunhas e fontes do grupo rebelde.

"Durante a noite, as forças de Kadhafi atacaram o aeroporto de Brega, onde enfrentaram os rebeldes", declarou à France Presse Ayman al Moghrabi, um médico que participa do apoio aos combatentes de Ajdabiya, 160 km ao sudoeste de Benghazi.

Entrevistado por telefone, um funcionário de uma refinaria de Brega afirmou que não podia sair de casa.     As forças militares entraram em Brega com vários tanques e artilharia pesada e ocuparam um bairro residencial, segundo testemunhas, que também relataram combates intensos no porto da cidade. Ataques aéreos também foram registrados contra a cidade de Ajdabiya, controlada pelos insurgentes, no leste, informaram testemunhas.

Aparentemente o alvo dos ataques era um depósito de munições nas proximidades da cidade, que já havia sido bombardeado há dois dias. Moradores da região, no entanto, afirmaram que o alvo era uma base militar que caiu em poder dos rebeldes, a três quilômetros de Ajdabiya.

Ao mesmo tempo, forças leais a Kadhafi tentavam retomar o controle de cidades ao redor da capital, Trípoli. Também crescem as pressões diplomáticas e militares sobre o ditador, no poder desde 1969. Nesta terça, a Assembleia Geral da ONU decidiu suspender a Líbia do Conselho de Direitos Humanos da entidade. A decisão foi unânime.

O Pentágono também anunciou que está aproximando dos navios militares anfíbios da costa líbia. A princípio, o objetivo das centenas de fuzileiros é ajudar em operações humanitárias, segundo a Defesa dos EUA, mas a opção militar ainda está na mesa.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições