MENU

Mundo

França reconhece conselho opositor como representante legítimo da Líbia

França reconhece conselho opositor como representante legítimo da Líbia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

A França reconheceu o Conselho Nacional de Transição, que reúne a oposição ao regime de Muammar Kadhafi, como o único representante legítimo do povo líbio. A presidência francesa pretende enviar um embaixador para a cidade de Benghazi, controlada pelos rebeldes. A Líbia enfrenta há três semanas uma revolta interna contra o ditador que está há 42 anos no poder e se nega a deixar o governo.

Segundo a agência Associated Press, a França é o primeiro país a reconhecer a o legítimo poder da oposição. Ambos os lados estão fazendo lobby para ganhar apoio de países ocidentais, enquanto os líderes das potências debatem como proteger os rebeldes das forças de Kadhafi.

Grã-Bretanha e França apoiaram as solicitações dos rebeldes para uma zona de exclusão aérea, mas a administração Obama expressou profundas reservas sobre o envolvimento no conflito.     O regime do coronel Muammar Kadhafi lançou nesta quinta-feira novos ataques aéreos contra a região estratégica de Ras Lanuf, cidade petroleira estratégica tomada pelos insurgentes.

Guerra civil

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse nesta quinta que a Líbia entrou em guerra civil com o aumento do número de civis feridos que chegam nos hospitais em cidades do leste. O presidente da instituição, Jakob Kellenberger, pediu que as autoridades líbias garantam o acesso de agências humanitárias às áreas ocidentais, incluindo a capital Trípoli, e lembrou a ambos os lados que civis e instalações médicas não são alvos.     "Temos agora um conflito armado não-internacional, ou o que vocês chamariam de guerra civil ", disse Kellenberger, em entrevista coletiva. "Nós vemos um crescente número de feridos que chegam aos hospitais, no leste, e estamos extremamente preocupados."

Transição?

Kadhafi concordaria em negociar a transição de poder, disse uma fonte diplomática ao jornal português 'Público' nesta quinta-feira (10), após o chanceler de Portugal, Luis Amado, ter recebido um emissário de Kadhafi em Lisboa.

A fonte disse ao 'Público' que a mensagem deve ser vista com cautela, uma vez que foi dada em resposta a uma proposta de Amado pelo fim das hostilidades contra os rebeldes e pelo início de uma transição de poder pacífica no país do norte da África. 'O emissário do líder líbio disse a Amado que Trípoli aceitaria 'começar um processo de negociação para a transição'', disse o 'Público'.     'É muito cedo, no entanto, para avaliar a real intenção desta mensagem e para avaliar se essa não é apenas uma declaração circunstancial... a mensagem não foi apresentada no início do encontro', acrescentou o jornal. O Ministério das Relações Exteriores de Portugal disse que o enviado líbio encontrou Amado para explicar os pontos de vista de Trípoli para o conflito.

Portugal foi escolhido esta semana para presidir o comitê de sanções do Conselho de Segurança da ONU.

O ministério não informou o nome do enviado e nem divulgou mais detalhes da reunião, afirmando apenas que o encontro foi 'parte dos preparativos para reuniões extraordinárias do Conselho de Relações Exteriores da União Europeias e do Conselho Europeu que serão realizadas nos próximos dias'.

Amado esta em Bruxelas nesta quinta-feira para participar do encontro do Conselho de Relações Exteriores que terá a Líbia como tema.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições