MENU

Mundo

Franceses anunciam primeiro enxerto de brônquio em paciente com câncer

Franceses anunciam primeiro enxerto de brônquio em paciente com câncer

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

Um brônquio artificial foi enxertado com êxito pela primeira vez, na França, em um paciente de 78 anos que sofria de câncer no pulmão, evitando a remoção completa do órgão, anunciou nesta quinta-feira a administração dos hospitais públicos de Paris.

A cirurgia, realizada em 28 de outubro de 2009 por uma equipe do hospital Avicenne de Bobigny (periferia de Paris), "permitiu não apenas retirar a lesão cancerosa com margens de segurança melhores, mas também evitar a prevista ablação completa do pulmão, gesto que implica risco altíssimo de mortalidade pós-operatória", indicou em um comunicado.

O paciente "passa muito bem", disse à AFP o professor Emmanuel Martinod, cirurgião especialista em tórax e vascularidade que executou a operação.

O brônquio artificial foi construído com tecido biológico (tecido aórtico) reforçado por uma estrutura metálica interna (stent).

O enxerto de tecido aórtico, que foi conservado em uma câmara fria e estava disponível em um banco de tecidos, tem a vantagem de não exigir a administração de medicamentos anti-rejeição, contra-indicados em casos de câncer.

Os trabalhos experimentais que levaram a esta operação pioneira foram realizados no laboratório de pesquisa cirúrgica coordenado pelo professor Alain Carpentier.

"Nosso empenho tem como base 10 anos de pesquisa", destacou o professor Martinod, afirmando que "era necessário ser prudente" na espera.

Um estudo com 20 a 30 pacientes deve ser lançado este mês para confirmar este primeiro resultado, que será objeto de uma publicação na revista The Annals of Thoracic Surgery.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições