MENU

Mundo

Gael García Bernal compara lei migratória com nazismo

Gael García Bernal compara lei migratória com nazismo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O ator mexicano Gael García Bernal comparou hoje, em declarações à Agência Efe, a lei aprovada no estado americano do Arizona, que criminaliza a imigração ilegal, com políticas de ''separação racial e cultural'' aplicadas pelos nazistas na Alemanha.

Bernal qualificou a nova lei de ''absurda e retrógrada'' e a acusou de ''gerar ódio racial''.

''É uma lei estúpida similar à que causou separação racial e cultural aplicada pelo Partido Nacional Socialista enquanto Hitler chegava ao poder, porque qualquer um pode ser processado por sua raça, sotaque e traços faciais. É ridículo'', afirmou o ator.

Bernal lamentou o ''jogo político entre republicanos e democratas'' nos Estados Unidos, que ''passa por cima das pessoas mais pobres. É infeliz''.

''Demonstra que as instituições e a política têm um nível muitíssimo mais baixo que a sofisticação do povo e da sociedade. Fala-se muito que temos o Governo que merecemos. Não acho que seja certo'', acrescentou.

O ator está produzindo uma série de quatro documentários para a organização Anistia Internacional sobre a viagem pelo México de imigrantes centro-americanos em seu percurso rumo aos EUA em busca de emprego, um relato de ''histórias fortes, demolidoras'', segundo ele.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições