MENU

Governo deve perder posto no Parlamento irlandês

Governo deve perder posto no Parlamento irlandês

Atualizado: Quinta-feira, 25 Novembro de 2010 as 11:06

Principal partido da atual coalizão de governo da Irlanda, o Fianna Fail deve perder uma cadeira no Parlamento que mantém há vários anos, em uma eleição suplementar em Donegal, noroeste do país. A votação ocorre hoje e deve ser vencida pelo candidato do partido oposicionista Sinn Fein.

Caso as pesquisas se confirmem, e o partido do primeiro-ministro, Brian Cowen, perca a disputa, o Fianna Fail verá sua maioria parlamentar, hoje em 82 cadeiras, estreitar-se ainda mais. Atualmente, a oposição está com 79 membros no Parlamento. O quadro no Legislativo é crucial para a votação do Orçamento para 2011, proposto pelo ministro das Finanças, Brian Lenihan. O Orçamento deve ser votado pelo Parlamento em 7 de dezembro.

Uma pesquisa em um jornal local, o Donegal Times, concluiu que Pearse Doherty, do Sinn Fein, que atualmente tem quatro cadeiras no Parlamento da Irlanda - deve derrotar o candidato do Fianna Fail, Brian O''Domhnaill. Quase 61 mil pessoas podem votar para o posto deixado vago por um popular político do Fianna Fail, Pat Gallagher, que renunciou. É a primeira vez que os eleitores irlandeses poderão demonstrar sua insatisfação com o atual governo de coalizão desde o início da crise econômica.

O governo anunciou ontem que pretende economizar 15 bilhões de euros, cortando gastos e elevando impostos. A intenção é reduzir o déficit orçamentário para menos de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2014. Para este ano, a estimativa é de que esse déficit fique em 32% do PIB. Uma eleição geral será realizada no início do ano que vem, após o Partido Verde anunciar que deixará a coalizão governista da Irlanda.    

veja também