MENU

Mundo

Governo venezuelano investe em campanha contra primárias da oposição

Governo venezuelano investe em campanha contra primárias da oposição

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

Marsílea Gombata, De San Cristóbal, Venezuela*

Votação que definirá rival de Chávez para outubro deve levar 2 milhões às urnas neste domingo

Em uma guerra simplista, em que o bem se coloca contra o mal, o governo da Venezuela utilizou seus canais de TV estatais para atacar as primeiras eleições primárias em que a oposição elegerá o rival do presidente Hugo Chávez para o pleito de 7 de outubro.

Leia também: Favorito da oposição da Venezuela se inspira em Lula contra Chávez.

 

 

Jovem venezuelana vota nas primárias da oposição para escolher o rival de Hugo Chávez em Valencia, Venezuela

Foto: EFE

 

Na noite anterior à votação deste domingo, o noticiário do canal Telesur alertou para a incoerência da coalizão opositora, a Mesa da Unidade Democrática (MUD), ao dizer que seus candidatos firmaram "acordos econômicos apesar das diferenças políticas". Além disso, criticaram a verba despendida em publicidade na campanha dos opositores, ressaltando gastos desnecessários, segundo o noticiário. "As primárias também são marcadas pelo gasto de milhões em propaganda, contradizendo a distribuição de riqueza que prometem", disse a repórter ao finalizar a matéria.

Na noite de quinta-feira, o apresentador do canal VTV pedia a Deus que livrasse a Venezuela de ser governada por "gente como" o opositor Henrique Capriles Radonski, favorito para vencer as eleições deste domingo, pois levaria o país para um "caminho como o da Europa ou dos Estados Unidos". Nos intervalos, o comercial pedia abstenção dos eleitores ao dizer: "Dia 12, seu compromisso com a pátria é o não!".

No mesmo dia em que se realizam as primárias da oposição, a Venezuela comemora o Dia Nacional da Juventude. A data será marcada por atrações em espaços públicos, como shows em praças e parques cujo público alvo são adolescentes venezuelanos.

Votação

As primárias deste domingo marcam a volta da oposição venezuelana na disputa pelo Executivo, depois de ter boicotado as eleições legislativas de 2005.

Dos quase 18 milhões de venezuelanos aptos a votar no país, estima-se o comparecimento de 2 milhões às urnas neste domingo para escolher candidatos da oposição a prefeito, governador, além do rival de Chávez para a eleição presidencial de 7 de outubro.

Segundo pesquisas, Capriles Radonski, governador do Estado de Miranda, está 20 pontos percentuais à frente do rival mais próximo, Pablo Pérez, governador do petroleiro Estado de Zulia. Capriles recebeu o apoio do candidato Leopoldo López, que deixou a disputa no fim de janeiro.

Apesar de ter desistido cerca de 15 dias antes da votação, seu nome ainda constará na cédula de votação eletrônica neste domingo. De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), responsável por organizar as mesas de votação, não houve tempo hábil para mudar a disposição das cédulas, cuja maioria já estava pronta. Assim, todos os votos que forem para López serão considerados nulos.

* A repórter viajou a convite do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela para o Programa de Acompanhamento Internacional das Primárias


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições