MENU

Mundo

Grécia cumpre condições para receber novas ajudas, diz União Europeia

Grécia cumpre condições para receber novas ajudas, diz União Europeia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:36

A União Europeia mostrou nesta quinta-feira sua satisfação com a aprovação hoje pelo Parlamento grego da lei que complementa o programa de austeridade aprovado ontem.

O Parlamento grego cumpriu as condições necessárias para o desbloqueio do crédito que evitará a falência de Atenas, afirmaram o presidente da União Europeia, Hermann Van Rompuy, e o da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, em um comunicado conjunto.

"Agora existem as condições para uma decisão sobre o pagamento da próxima parcela da ajuda financeira para a Grécia e para avanços rápidos no segundo plano de resgate", afirmam em um comunicado publicado durante a votação em Atenas da lei de aplicação do plano de ajuste.

A aprovação dos dois textos, votados na quarta-feira e nesta quinta-feira, eram condição da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional) para liberar a próxima parcela de ajuda financeira, do pacote fechado em maio do ano passado, no total de 110 bilhões de euros.

Essa parcela, no valor de 12 bilhões de euros, é mais urgente para a Grécia que tem um montante elevado de dívida a vencer em julho.

A aprovação das medidas abre caminho para um segundo pacote de resgate financeiro, que pode chegar a 120 bilhões de euros, maior, portanto, que o primeiro.

Na quarta-feira, o Parlamento grego já tinha aprovado a um amplo pacote de medidas de austeridade que prevê arrecadar 28 bilhões de euros (R$ 63 bilhões) com cortes de gastos e aumento de impostos até 2015, em contrapartida a nova ajuda financeira da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições