MENU

Mundo

Greve geral convocada pela oposição tem baixa adesão

Greve geral convocada pela oposição tem baixa adesão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Os seguidores de Alassane Ouattara, reconhecido como presidente da Costa do Marfim pela comunidade internacional, convocaram nesta segunda-feira (27) uma greve geral para pressionar Laurent Gbagbo a deixar o poder. Mas a manifestação teve pouca adesão em Abdijan, a principal cidade do país.

A Coligação dos Houphouetistas para a Democracia e Paz (RHDP), partido que apoia Ouattara, incentivou a paralisação para evitar que Gbagbo "assuma a vitória eleitoral", que ele defende, apesar da rejeição internacional. Mas, em Abidjan, a circulação de veículos nesta manhã de segunda-feira foi intensa com a maioria do comércio aberto.

Enquanto isso, Gbagbo e seus seguidores rejeitaram a possibilidade de abandonar a Presidência, enquanto os governos vizinhos da África Ocidental anunciaram que vão usar a força caso ele não ceda o poder.

O próprio Gbagbo assegurou em entrevista publicada pelo jornal francês Le Figaro que "há um complô contra seu governo" e apontou como principais atores dessa suposta manobra o embaixador da França e o embaixador dos Estados Unidos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições