MENU

Mundo

Hacker descobre suspeito de roubar laptop com câmera-espiã

Hacker descobre suspeito de roubar laptop com câmera-espiã

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

Um adolescente suspeito de roubar um laptop de um apartamento no oeste de Londres durante os tumultos na cidade foi rastreado pelo dono do computador, um especialista em segurança de informações.

O apartamento do americano Greg Martin no bairro de Kensington foi saqueado na última quarta-feira. Seu computador Macbook Pro e outros pertences foram roubados.

No entanto, Martin, que já foi consultor técnico do FBI e se define como 'hacker profissional', descobriu a identidade do suspeito através de um programa de rastreamento que havia instalado no computador e conectado a seu iPhone.

Martin, que já foi consultor técnico do FBI, se define como

 "hacker profissional" (Foto: Arquivo pessoal Greg Martin)

  Com a ajuda do programa, Martin chegou até mesmo a tirar fotos de Soheil Khalilfar, de 18 anos, com a câmera do laptop, sem que o adolescente soubesse.

Khalilfar foi preso e acusado de posse de bens roubados.

Facebook

Em seu blog, Martin contou que depois de informar ao programa de rastreamento que seu laptop havia desaparecido, teve que esperar até que um relatório sobre a localização da máquina chegasse até ele por e-mail.

'Quase dois dias cansativos tinham se passado e eu estava em um jantar de negócios em Luxemburgo, quando recebi um e-mail que quase me derrubou da cadeira de tanta excitação', disse.

A partir daí, descreveu como monitorou a navegação do suspeito na internet e conseguiu encontrar seu perfil no site de rede social Facebook.

Martin descreveu a navegação do suspeito na internet e descobriu que

 ele morava a duas ruas de seu apartamento (Foto: Arquivo pessoal Greg Martin )

  'Depois de duas horas vendo ele assistir vídeos religiosos e comprar um (carro) Mercedes A class no Autotrder (site britânico de venda de carros usados) ele finalmente apareceu no Facebook!'

Com as informações que encontrou, que incluíam nome completo, endereço e nome da escola de Khalilfar, o americano descobriu que ele morava a somente quatro ruas de seu apartamento.

Depois de ser informada sobre os detalhes do suspeito, a polícia invadiu sua casa e o prendeu, recuperando o computador.

Khalilfar foi solto sob fiança, mas terá que comparecer a uma audiência na próxima sexta-feira.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições