MENU

Mundo

Haitianos protestam nas ruas após denúncias de fraude em eleições

Haitianos protestam nas ruas após denúncias de fraude em eleições

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Haitianos destruíram cédulas que já estavam nas urnas em protesto

Milhares de eleitores haitianos foram às ruas de Porto Príncipe nesta segunda-feira exigir a anulação das eleições presidenciais de domingo, depois que doze dos dezoito candidatos denunciaram fraudes no processo eleitoral.

No domingo, os doze candidatos lançaram um manifesto conjunto com as denúncias e pedindo que o eleitorado se manifestasse publicamente contra as irregularidades.

Manifestantes queimaram pneus nas ruas e se dirigiram a postos de votação, onde destruíram cédulas de votação que já estavam nas urnas.

Os candidatos acusam o presidente haitiano, René Préval, de favorecer o candidato de seu Partido da União, Jude Celestin.

Mirlande Manigat, uma das líderes da oposição, disse que as urnas já haviam sido preenchidas com votos favoráveis a Jude Celestian antes mesmo do início da votação.

Eleitores sem voto

Já o governo e as autoridades que supervisionaram a eleição elogiaram o pleito e disseram que a eleição não será anulada.

O chefe da missão de paz no país (Minustah), Edmond Mulet, disse, em comunicado, que as eleições "foram bem", uma declaração que foi duramente criticada pelos candidatos de oposição.

A candidata presidencial Anne Marie Bijou disse à BBC que muitos haitianos foram até a capital para votar, mas não conseguiram.

"Desde o começo, as autoridades não esperavam que as pessoas fossem votar, mas eles estavam errados. Grande parte dos haitianos veio votar, só para descobrir que, em alguns lugares, as urnas haviam sido enchidas de cédulas. Em outras áreas, disseram a eleitores que apresentaram seus documentos que eles já haviam votado."

O correspondente da BBC em Porto Príncipe Mark Doyle disse que havia eleitores cujos nomes não estavam nas listas de votantes e que oficiais eleitorais quase foram linchados por suspeitas de que haviam colocado cédulas falsas nas urnas.

Os resultados oficiais são previstos para ser divulgados a partir de 5 de dezembro. Os números finais devem sair em 20 de dezembro.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições