MENU

Mundo

Inspetor nuclear da ONU que cuidava da questão do Irã vai deixar o cargo

Inspetor nuclear da ONU que cuidava da questão do Irã vai deixar o cargo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

A agência nuclear da ONU informou  nesta quinta-feira (1º) que seu principal investigador, o finlandês Olli Heinonen, chefe das ações no Irã e na Síria, vai deixar o cargo por questões pessoais, depois de quase 30 anos de trabalho na entidade com sede em Viena.

Em carta ao Conselho de Segurança da ONU, Irã agradece ao Brasil pelo voto contra sanções

Heinonen, 63, é chefe do departamento de salvaguardas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), encarregado de verificar se os programas nucleares dos países não estão sendo desviados para uso militar.

''Confirmamos que o sr. Heinonen informou ao diretor-geral sobre sua intenção de se demitir no fim de agosto por motivos pessoais'', disse o porta-voz da AIEA, Gill Tudor.

''O diretor-geral decidiu respeitar essa decisão e expressou seu apreço pela longa contribuição de Heinonen''.

Foi Heinonen que, em fevereiro de 2008, apresentou a diplomatas um relatório sobre o Irã indicando vínculos entre projetos de enriquecimento de urânio e desenvolvimento de mísseis e explosivos, sugerindo que o país havia tentado desenvolver armas nucleares. O Irã insiste no caráter pacífico e civil das suas atividades.

''Ele tem sido infatigável na sua busca pela verdade por trás do programa nuclear do Irã. Ele é um dos inspetores mais experientes e versados da agência'', disse Mark Fitzpatrick, do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, em Londres.

''É claro que ele é só uma parte de um time de muitos bons inspetores, e o trabalho na agência no Irã não vai parar.''

Heinonen, especialista na química dos materiais radiativos, entrou para a AIEA em 1983. A agência disse que seu cargo será preenchido em breve, mas que o nome do substituto não foi definido.

Diplomatas afirmam que Yukiya Amano, que assumiu em dezembro a direção da agência, já havia anunciado reservadamente que ocorreriam mudanças no primeiro escalão.

Heinonen, um técnico discreto e sisudo, dirigia o departamento de salvaguardas desde 2005, e era considerado o braço direito do antecessor de Amano, Mohamed El Baradei.

''Com a minha saída, sei que deixo para trás uma ótima equipe de colegas do departamento, que irão continuar dando forte apoio... ao sr. Amano e também ao meu sucessor'', escreveu Heinonen num email a colegas, ao qual a agência Reuters teve acesso.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições