MENU

Mundo

Inundações mudam esforços paquistaneses contra insurgentes

Inundações mudam esforços paquistaneses contra insurgentes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

A destruição causada pelas recentes inundações e os esforços de alívio empreendidos desde então pelo Exército paquistanês forçaram a alteração dos planos para combater militantes do Talibã e da Al-Qaeda, segundo oficiais militares do país.

As tropas que combateram os militantes islâmicos no Vale de Swat durante os últimos dois anos vão ter de permanecer na região por seis meses a mais do que o previsto, segundo oficiais do Exército. Em outros lugares, algumas ações ofensivas planejadas foram convertidas em ações defensivas para consolidar os ganhos já alcançados, acrescentou o major general Athar Abbas, porta-voz militar.

Ainda que as mudanças não pareçam implicar qualquer redução importante na estratégia de contra-insurgência do país, elas são o primeiro sinal da tensão que as inundações causaram às forças armadas do Paquistão, já sobrecarregadas em lidar com a insurgência.

Os militares paquistaneses já atrasaram as operações contra o Waziristão do Norte, o eixo central da insurgência, e contra a Al-Qaeda porque as suas forças estão sobrecarregadas. As Forças Armadas tiveram de desviar 72 mil homens no auge das inundações, incluindo comandos de seus grupos de serviços especiais do Exército e da Marinha, para fazer o trabalho pesado de resgate, bem como oferecer segurança para os helicópteros dos Estados Unidos que aderiram ao esforço de socorro.

O Exército paquistanês, entretanto, insiste que nem todos os 147 mil soldados destacados para a região noroeste foram desviados pelas inundações e que as operações contínuas contra militantes na região de fronteira com o Afeganistão não foram afetadas.

As tropas continuam a conduzir operações ofensivas em vários locais, como Orakzai e as regiões de Khyber, disse Abbas.

Contudo, as inundações prejudicaram as comunicações e linhas de abastecimento do Exército, bem como da população civil em lugares como o Vale do Swat, e obrigaram os militares a desviar helicópteros para operações de socorro, o general admitiu.

"Isso chamou a atenção do Exército por razões diferentes", disse ele.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições