MENU

Mundo

Irã faz demonstração de novo míssil

Irã faz demonstração de novo míssil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

O Irã realizou a demonstração de um novo míssil produzido no país nesta quarta-feira (25), na mais recente de uma série de apresentações de equipamentos militares que, segundo o país, têm a intenção de dissuadir ataques inimigos.

A televisão estatal mostrou a realização do teste de um míssil de nove metros de comprimento. Segundo os meios de comunicação, essa nova versão do Fateh-110 tem um alcance maior, de 250 quilômetros, e maior precisão que os modelos anteriores.

O Irã também apresentou recentemente novos submarinos, lanchas armadas e aviões teleguiados de longo-alcance. O ministro da Defesa Ahmad Vahidi disse que os países vizinhos não tinham nada a temer com os aprimorados equipamentos de defesa do país.

Ele criticou a decisão de Washington neste mês de vender seu mais recente interceptor de mísseis Patriot ao Kuwait para contrapor uma possível ameaça iraniana. A localização próxima do Kuwait, atravessando o Golfo, poderia estar dentro do alcance do novo Fateh-110. "Os Estados Unidos estão tentando criar um clima de medo sobre o Irã ao instalar novos sistemas (de armas) na região, mas não há necessidade para esses sistemas", disse Vahidi. Os Estados Unidos e Israel não rejeitam a possibilidade de bombardear o Irã para impedir que o país obtenha armas nucleares. O Irã, que ativou sua primeira usina nuclear no sábado, diz que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Muitos dos vizinhos do Irã no Golfo Árabe estão preocupados com a crescente influência do Estado xiita na região, e a perspectiva de que o país poderia adquirir armas nucleares.

O Kuwait se disse preocupado com a segurança por conta da usina nuclear de Bushehr, no Irã, apesar de a maioria dos analistas afirmar que isso não amplia as chances de o Irã conseguir uma arma nuclear.

Vahidi reiterou a oferta iraniana de apoiar as forças militares libanesas, inicialmente sugerida após o violento confronto com Israel na região da fronteira.  "O Líbano e o Exército libanês são nossos amigos e se houver um pedido estaremos prontos para ajudá-los", disse Vahidi segundo a agência estudantil de notícias ISNA.

A proposta do Irã, que apoia o grupo militante xiita Hezbollah, poderia alimentar os temores do Ocidente de uma crescente influência iraniana na região próxima à fronteira norte de Israel.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições