MENU

Mundo

Irã revisará laços com países que apoiaram resolução da AIEA

Irã revisará laços com países que apoiaram resolução da AIEA

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O Parlamento iraniano revisará as relações de Teerã com os 25 países que votaram a favor da resolução de condenação ao Irã aprovada em 27 de novembro pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), anunciou o presidente da Câmara, Ali Larijani.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias iraniana ''Irna'', o ex-negociador nuclear disse também que seu país quer manter a cooperação com a citada agência da ONU, mas que os recentes levaram a um estudo cuidadoso de diferentes aspectos relacionados a essa cooperação.

''A Comissão de Segurança Nacional e Relações Exteriores do Parlamento revisará as relações com todos aqueles Estados que votaram contra o Irã'', disse.

O Irã está especialmente decepcionado com o apoio dado à resolução - a primeira aprovada desde 2006 - por Rússia e China, dois países que antes tinham sido reticentes em adotar medidas contra o regime iraniano.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, criticou na terça-feira especialmente Moscou, ao qual acusou de ter cometido um grave erro por não ter analisado a conjuntura internacional.

Na semana passada, 25 dos 36 países do Conselho de Governadores da AIEA definiram um documento de condenação ao Irã no qual recriminaram o país pela fala de transparência em relação a seu programa nuclear e por não ter informado a tempo que está construindo uma nova central de enriquecimento urânio.

Logo após saber da resolução, Teerã anunciou que reduziria sua cooperação com o citado organismo subordinado à ONU, o que intensificou ainda mais o conflito nuclear.

Na terça-feira, Ahmadinejad esclareceu que essa colaboração será mínima, e explicou que se limitará a aplicar unicamente e de forma estrita a lei.

Como segunda medida, o Governo iraniano revelou no domingo que pretende construir outras dez usinas de enriquecimento de urânio em diversas partes do país, para gerar seu próprio combustível nuclear.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições