MENU

Mundo

Israel aprova cessar-fogo unilateral em Gaza

Israel aprova cessar-fogo unilateral em Gaza

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

O governo israelense anunciou no último sábado, dia 17 de janeiro, um cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza. A medida passou a valer a partir das 2h da manhã na data em Israel - 22h, no horário de Brasília.

O gabinete de Israel aprovou uma proposta egípcia que obriga o Exército israelense a suspender seus ataques por dez dias, mas lhe dá o direito de permanecer em Gaza e manter as passagens fronteiriças fechadas.

Ao anunciar oficialmente a decisão, o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, ressaltou que o país deu uma demonstração de força no conflito e não descartou, de todo, revidar ataques.

“O Hamas não acreditava que Israel iria conduzir uma operação tão forte e bem organizada próximo às eleições. Se continuarem a nos atacar, mais uma vez serão surpreendidos pela determinação de Israel. Eu não sugiro que outras organizações terroristas nos testem”, afirmou Olmert.

Para o grupo palestino Hamas, que não participou do acordo, o cessar-fogo precisaria incluir a retirada das tropas israelenses de Gaza e uma suspensão imediata do bloqueio imposto por Israel ao território.

A trégua se dará após três semanas de ataques. Informações de serviços de saúde palestinos contabilizam a morte de pelo menos 1.107 pessoas. Outras 5,1 mil ficaram feridas desde o início da ofensiva, em 27 de dezembro. Do lado israelense, o Exército do país confirma a morte de 13 pessoas, três delas civis.

Somente na madrugada de sábado, o exército israelense lançou 50 ataques aéreos contra a Faixa de Gaza. Um deles atingiu uma escola das Nações Unidas em Beit Lahiya, no norte da região, que servia de abrigo para mais de mil pessoas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições