MENU

Mundo

Israel prefere Suleiman para suceder Mubarak no Egito, dizem documentos

Israel prefere Suleiman para suceder Mubarak no Egito, dizem documentos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

O governo de Israel considerava havia bastante tempo o recém-nomeado vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, seu sucessor preferido para o presidente do país, Hosni Mubarak, de acordo com mensagens diplomáticas dos EUA divulgadas pelo site WikiLeaks.

'Deferimos para a Embaixada no Cairo para análise dos cenários da sucessão no Egito, mas não há questão de que Israel está mais confortável com a perspectiva de Soliman', afirma a mensagem escrita pela embaixada dos EUA em Tel Aviv em 2008, usando uma grafia própria do nome do vice-presidente egípcio.     Suleiman, chefe de inteligência do Egito desde 1993, tem sido um visitante frequente de Israel e mediador do conflito com os palestinos.

Os EUA deram apoio aos esforços de transição lançados por Suleiman, nomeado por Mubarak para o cargo de vice-presidente após gigantescos protestos pedindo pelo fim do regime do presidente de 82 anos, que há 30 está no poder.     A mensagem diplomática, datada de 29 de agosto de 2008, resume conversas que o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, manteve com líderes egípcios na cidade portuária de Alexandria.

Ela cita um dos conselheiros de Barak, David Hacham, que teria afirmado que a delegação israelense estava chocada com a aparência idosa de Mubarak e com sua voz cansada.

'Hacham notou que os israelenses acreditam que Soliman deve servir ao menos como presidente interino caso Mubarak morra ou fique incapacitado', afirma a mensagem, que acrescenta que Hacham foi 'só elogios' para Suleiman.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se disse esperançoso de que qualquer novo governo no Egito mantenha a paz firmada com Israel em 1979.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições