iG São Paulo
Visita de líder sul-coreano a ilha que é disputada por vizinhos fez governo japonês convocar seu embaixador em SeulO Japão anunciou neste sábado que levará uma disputa territorial com a Coreia do Sul à Corte Internacional de Justiça, depois de o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, fazer uma visita surpresa às ilhas em litígio nesta semana.
Alvo de disputa: Visita de líder sul-coreano a ilha faz Japão convocar embaixador
As ilhas, conhecidas como Takeshima no Japão e Dokdo na Coreia do Sul, ficam equidistantes da porção continental dos dois países, mas se acredita que contenham depósitos congelados de gás natural, com valor potencial de bilhões de dólares.
O presidente da Coreia do Sul%2C Lee Myung-bak%2C visita as Ilhas Dokdo%2C disputadas com o Japão%2C que as chamam de Takeshima (10/8)
Foto: AP
Na sexta-feira, Lee se tornou o primeiro líder sul-coreano a viajar às ilhas, que vêm sendo um persistente ponto nevrálgico nas relações entre os dois países.
\"O Japão decidiu agir pacificamente para resolver a questão, levando-a à Corte Internacional de Justiça\", disse o porta-voz da chancelaria japonesa, Koichiro Gemba, em comunicado por e-mail neste sábado.
\"Ao ver a República da Coreia adotar tal ação inaceitável, nós acreditamos que deixar para o mundo o caso do Japão em relação a Takeshima, através da Corte, é mais importante, levando em consideração as relações como um todo entre o Japão e a República da Coreia.\"
O momento e o conteúdo da ação terão de ser definidos, mas uma ação será adotada em um futuro \"não muito distante\", disse ele.
O Japão chamou seu embaixador na Coreia do sul na sexta-feira, depois da visita de Lee às ilhas.
Leia também: Tensão marca 59º aniversário do fim da Guerra da Coreia
Autoridades sul-coreanas disseram que o objetivo da visita era destacar a importância das ilhas como reserva natural, e não causar problemas.
Recusa
A agência de notícias estatal da Coreia do Sul, Xinhua, divulgou neste sábado a informação de que o governo do país se recusa a aceitar as movimentações do Japão para internacionalizar a disputa pelas ilhas.
O presidente sul-coreano observou que o objetivo de Tóquio é \"fazer de Dokdo uma disputa internacional\", acrescentando que o posicionamento do governo de Seul é de não aceitar tal movimento, \"pois Dokdo é claramente nosso território\", conforme informou a agência sul-coreana de notícias Yonhap.
É necessário que as duas partes concordem em levar a questão para o Tribunal Internacional de Justiça (ICJ). A Coreia do Sul tem controlado as ilhas desde a década de 1950.
Com Reuters e Agência Estado
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições