MENU

Mundo

Japão libera pescaria a 30 km de Fukushima

Japão libera pescaria a 30 km de Fukushima

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

O Japão comunicou aos pescadores que é seguro trabalhar em águas além do perímetro de restrição de 30 km imposto pelo governo ao redor da usina nuclear de Fukushima Daiichi, seriamente afetada pelos desastres naturais de 11 de março.

Muitos pescadores tinham deixado momentaneamente seu trabalho por medo dos níveis de radiação e tinham solicitado ao governo uma confirmação que trabalhar em águas japonesas é seguro.

A Agência de Pesca do Japão enviou essa notificação a representantes da indústria pesqueira e às prefeituras dos municípios próximos à central depois que a Comissão de Segurança Nuclear fez uma análise da radiação submarina.

O estudo assinala que uma pessoa que trabalhe mar adentro ficaria exposta a um máximo de 1,13 milisieverts de radiação ao ano. Também assinalou que aqueles que trabalhem ao longo da costa, sempre a mais de 30 km da central atômica, seriam expostos a um máximo de 1,43 milisieverts.

Embora esses níveis sejam mais altos que a quantidade estabelecida normalmente como limite anual para as pessoas, 1 milisievert ao ano, a comissão considera que não causariam danos à saúde.

Mesmo assim, o organismo aconselha que os pescadores meçam a radiação enquanto trabalham e que se cubram para reduzir a exposição da pele.

Após o acidente na central de Fukushima, o mais grave desde o de Chernobyl em 1986, o governo japonês restringiu a navegação em um perímetro de 30 km ao redor da unidade.

Além disso, a Agência de Pesca japonesa revisará junto a indústrias locais os níveis de radiação no pescado e no marisco que for capturado acima das latitudes da província de Kanagawa, a oeste de Tóquio.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições