MENU

Mundo

Jejum do Ramadã é mais longo em torre mais alta do mundo, diz clérigo

Jejum do Ramadã é mais longo em torre mais alta do mundo, diz clérigo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:32

Moradores da torre mais alta do mundo, Burj Khalifa, em Dubai, têm de quebrar seu jejum diário no mês sagrado do Ramadã dois minutos depois que o resto da cidade, explicou o principal clérigo de Dubai.

A uma altura de 828 metros, aqueles que moram nos andares superiores ainda conseguem ver o sol depois que ele se põe para o resto do centro financeiro e turístico do golfo.

Torre de Burj Khalifa, com 828 metros, é vista ao fundo em Dubai. Em primeiro plano,

a torre de uma mesquita (Foto: Kamran Jebreili/AP)

  Autoridades religiosas insistem que os muçulmanos que fazem o jejum durante o mês sagrado precisam se assegurar, antes de quebrar o jejum, que o sol não pode ser avistado no horizonte.

O por-do-sol de cada dia marca a permissão para o "Iftar", desjejum após várias horas sem comer, beber, fumar ou fazer sexo, ao qual os muçulmanos se submetem durante o mês sagrado do Ramadã.

"Burj Khalifa tem quase um quilômetro de altura, o que significa que as pessoas nos andares mais altos ainda vêem o sol, depois que ele se põe", afirmou Ahmed Abdul Aziz al-Haddad à Reuters neste domingo (7).

"Por isso, eles não podem quebrar o jejum como o resto da cidade, existe uma diferença de dois minutos", disse al-Haddad, mufti de Dubai, um clérigo muçulmano que toma decisões sobre regras e questões da lei e da prática religiosa.

Haddad disse que um clérigo muçulmano enfrentou o mesmo problema mil anos atrás, quando foi questionado se guardas no topo do Farol de Alexandria deveriam quebrar o jejum com o resto da cidade.

"Sua resposta foi que eles (os soldados) só poderiam quebrar o jejum quando eles vissem que o sol tinha ido embora", disse Haddad.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições