MENU

Mundo

Jornal do Vaticano denuncia repressão "sangrenta"na Líbia

Jornal do Vaticano denuncia repressão "sangrenta"na Líbia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

A Líbia é o "país do Magreb onde a repressão à revolta popular se revela a mais sangrenta", considerou nesta terça-feira o jornal do Vaticano, l'Osservatore Romano .

Num artigo que tem como subtítulo "o sangue do povo líbio", o jornal denuncia o emprego por Muamar Kadhfi "da aviação militar e de tropas de mercenários".

Destaca que, em relação à Tunísia e ao Egito, onde as manifestações populares obrigaram os dirigentes a deixar seus postos, "a Líbia possui uma história de lutas entre clãs por motivos tanto étnicos quanto religiosos e que poderiam acontecer novamente, contribuindo para tornar a situação ainda mais explosiva".

Destaca a "condenação internacional unânime da repressão violenta", mas também as "preocupações com possíveis fluxos migratórios incontrolados e considerações de caráter estritamente econômico". Diz, também, que "além do aumento dos preços do petróleo, o mundo enfrentará um possível fechamento de oleodutos e gasodutos líbios". Algumas ONGs informam que até 400 pessoas teriam sido mortas no país.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições