MENU

Mundo

Justiça chilena ordena retenção de bens de empresa mineradora

Justiça chilena ordena retenção de bens de empresa mineradora

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

A justiça chilena ordenou, nesta quinta-feira, a retenção de bens no valor de US$ 1,8 milhão de dólares da mineradora San Esteban, proprietária da jazida San José, onde estão presos há três semanas 33 mineiros . Segundo fontes judiciais, os donos deveriam receber essa quantia do Estado pela venda de cobre.

A decisão foi tomada pelo Juzgado de Letras de Copiapó, tribunal da cidade localizada a 800 km ao norte de Santiago. O dinheiro, 900 milhões de pesos (US$ 1,8 milhão), deveria ser transferido pela Empresa Nacional de Mineração (Enami) à proprietária, San Esteban.

O tribunal acolheu a petição do advogado Edgardo Reinoso, que representa 26 das 33 famílias, como parte de uma demanda indenizatória contra os donos da mina.

Reinoso acrescentou ainda que foi "solicitada a nomeação de um interventor de modo a que seja um terceiro a administrar os recursos e os bens da 'Minera San Esteban', que ainda está sendo analisado".

Operação

Na mina San José, região do Atacama, 830 km ao norte de Santiago, engenheiros trabalham para colocar em funcionamento a Raise Borer Strata 950, uma máquina perfuradora de 30 toneladas cedida pela estatal Corporação do Cobre (Codelco) que permitirá tirar os mineiros das profundezas.

A perfuradora chegou pedaço por pedaço ao longo desta semana. No sábado deve estar pronta para começar a escavar o túnel que será usado para resgatar as vítimas. Inicialmente o túnel terá 38 centímetros de diâmetro, para depois ser ampliado para cerca de 66 centímetros.

Um dos operários que manejará a enorme máquina assegurou que as tarefas de perfuração serão lentas, mas que é "impossível" não darem resultado.

"Fazer o duto é um trâmite fácil, mas demora devido à quantidade de metros que temos de avançar. É impossível falhar, porque já fizemos este trabalho várias vezes", contou o trabalhador.

Alimento

Enquanto se preparam para dar início à escavação, equipes de resgate coordenadas pelo governo fornecem aos mineradores água engarrafada e alimentos através das sondas com as quais conseguiram se conectar com eles. O envio é feito através de cápsulas metálicas de 12 centímetros de diâmetro chamadas de "pombas", que descem até a mina através de uma corda e de um sistema de polia.

Nesta quarta-feira os mineradores comeram uma barra de cereal, seu primeiro alimento sólido, já que desde segunda-feira eles vinham se alimentando apenas de um mingau de alto valor nutritivo.

Jorge Sanhueza, gerente de sustentabilidade da Codelco, explicou que desde sábado os mineiros recebem "uma dieta de 2 mil calorias diárias e quatro litros de líquido para cada um", mas que pouco a pouco serão enviadas quantidades maiores de calorias. Além disso, os operários receberam oxigênio e remédios.

Famílias dos mineiros acompanham as operações com atenção no acampamento Esperanza, localizado próximo ao local do acidente. Nesta quinta-feira, parentes aceitaram a recomendação das autoridades e organizaram turnos com seus familiares para deixar os arredores da mina e voltar a seus lares e a seus trabalhos.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições