MENU

Mundo

Justiça da França abrirá investigação sobre acusações contra Sarkozy

Justiça da França abrirá investigação sobre acusações contra Sarkozy

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Promotores da França começaram uma investigação sobre as acusações de que Liliane Bettencourt, a mulher mais rica do país, financiou secretamente a campanha eleitoral do presidente Nicolas Sarkozy, disse nesta quarta-feira, 7, um funcionário judicial sob condição de anonimato. Ele afirmou que a promotoria no subúrbio parisiense de Nanterre iniciou uma apuração preliminar sobre declarações de uma ex-contadora de Liliane, Claire Thibout.

Sarkozy negou as versões de que sua campanha de 2007 tenha recebido 150 mil euros (US$ 180 mil) em fundos secretos vindos de Liliane, de 87 anos, herdeira da companhia L''Oréal. Segundo o líder, as notícias são parte de uma campanha para difamá-lo.

Claire disse aos investigadores que o principal assessor financeiro de Liliane deu 150 mil euros em dinheiro para Eric Woerth, tesoureiro da União por um Movimento Popular (UMP), partido do presidente. Sarkozy acabou eleito dois meses depois.

A mulher de Woerth trabalhou como assessora de investimentos da herdeira da L''Oréal. Woerth é agora ministro de Trabalho de Sarkozy e está à frente de um impopular programa de reformas de pensões, que elevará a idade de aposentadoria no país de 60 para 62 anos. Os políticos de oposição exigem a renúncia do ministro por causa do escândalo.

Sarkozy já defendeu Woerth energicamente. Ontem o presidente disse que as acusações eram uma "calúnia, que busca somente desprestigiar, sem a menor base na realidade". Woerth, que foi tesoureiro da UMP durante oito anos, afirmou, também ontem, que estava "indignado" com as acusações. "Nunca recebi um euro que não fosse legal."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições