O juiz Mario Carroza mandou nesta sexta-feira (15) que os restos mortais do ex-presidente Salvador Allende sejam exumados, para esclarecer se ele foi morto no golpe de estado de 1973 ou se cometeu suicídio.
A informação foi confirmada pelo Judiciário chileno.
O magistrado acolheu um pedido da família do socialista. O procedimento deve ser realizado na segunda quinzena de maio.
Depois de ser desenterrado, o cadáver será submetido a análise do Serviço Médico Legal, para esclarecer as causas da morte.
Imagem de arquivo mostra Salvador Allende em evento de aniversário do partido comunista chileno. (Foto: France Presse)
"Isso vai permitir esclarecer definitivamente um aspecto que, no curso da história, não foi pacífico", disse na terça-feira a advogada da família, Pamela Pereira. Allende foi submetido a uma autopsia no hospital militar de Santiago, após sua morte durante o ataque aéreo e terrestre ao Palácio de La Moneda, em 11 de setembro de 1973, no golpe em que o general Augusto Pinochet subiu ao poder.
As autoridades da época, com base no relato de um médico que viu o cadáver, disseram que Allende se suicidou com um tiro no queixo. Mas sua morte nunca foi objeto de investigação judicial.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições