MENU

Mundo

Justiça do Chile suspende obra de hidrelétrica na Patagônia

Justiça do Chile suspende obra de hidrelétrica na Patagônia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

Um tribunal chileno ordenou a suspensão do projeto de Hidroaysen, que prevê a construção de cinco represas na Patagônia chilena, acolhendo três recursos apresentados por parlamentares e associações ambientalistas, segundo comunicado do Poder Judiciário.

"O tribunal de alçada acolheu uma ordem apresentada contra a resolução aprovada, o que significa que o projeto ficará paralisado até que se resolva o fundo da questão", informou a Justiça em comunicado.

Com esta resolução, do tribunal da cidade chilena de Puerto Montt, no sul, o empreendimento hidroelétrico, com tramitação ambiental já aprovada pelo governo, fica suspenso até se esgotarem os recursos.

O Hidroaysen, aprovado em maio passado, foi motivo de uma forte controvérsia: o governo o apoia, por considerar que o país precisa com urgência de energia, enquanto ambientalistas consideram que destruirá uma fonte de riqueza natural e paisagística importante. A construção das represas é um empreendimento conjunto da espanhola Endesa - controlada pela italiana Enel - e a chilena Colbún, representando um investimento total de mais de 7 bilhões de dólares, incluindo uma extensa linha de transmissão de mais de 2 mil quilômetros, nos rios Baker e Pascua.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições