O líder norte-coreano, Kim Jong-il, e seu filho mais novo e provável sucessor do regime de Pyongyang, Kim Jong-un, se reuniram nesta segunda-feira (25) com uma delegação militar chinesa que visita a Coreia do Norte, informou nesta terça (26) a agência sul-coreana "Yonhap".
Kim Jong-un e o pai se encontraram com o vice-presidente da Comissão Central Militar chinesa, general Guo Boxiong, "em uma atmosfera cordial e amigável", segundo um escritório da agência oficial norte-coreana "KCNA" divulgado pela "Yonhap". A delegação militar chinesa chegou a Pyongyang no sábado (23) para comemorar o 60º aniversário da participação da China na Guerra da Coreia (1950-1953), que impediu o avanço das tropas das Nações Unidas lideradas pelos Estados Unidos. A "KCNA" informou nesta segunda que Kim Jong-un esteve presente junto a seu pai em um encontro público para homenagear os laços entre Coreia do Norte e China, principal aliado do regime norte-coreano e fonte de apoio econômico e político.
O encontro com a delegação chinesa representa a segunda ocasião em que Kim Jong-un, considerado provável sucessor do regime norte-coreano, comparece a uma cerimônia com representantes estrangeiros desde sua estreia pública em setembro, quando foi nomeado general e integrante da cúpula do Partido dos Trabalhadores.
Além disso, a "KCNA" informou nesta terça que pai e filho passaram revista a uma unidade de contra-espionagem do Exército norte-coreano, encarregada de controlar os dissidentes e consolidar o poder no regime.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições