MENU

Mundo

Líder checheno assume autoria de ataque em aeroporto de Moscou

Líder checheno assume autoria de ataque em aeroporto de Moscou

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

Um dos homens mais procurados da Rússia, o líder rebelde checheno Doku Umarov, assumiu a responsabilidade pelo ataque a bomba no aeroporto de Moscou que matou 36 pessoas.

Em um vídeo colocado na internet, Umarov disse que o ataque foi uma resposta aos "crimes russos no Cáucaso". O vídeo, postado no site Kavkaz Tsentr, traz a data de 24 de janeiro, o dia do ataque.

Além dos 36 mortos, o ataque suicida na área de desembarques internacionais do aeroporto de Moscou deixou outras 180 pessoas feridas.

"Esta operação especial foi realizada sob minhas ordens e, se Deus quiser, operações especiais como esta vão continuar", disse Umarov no vídeo. Ele aparece sozinho usando roupas de combate.

Em outro vídeo, postado na internet na sexta-feira passada, o líder ameaça os russos com um ano de "sangue e lágrimas", porém sem fazer referência explícita ao ataque contra o aeroporto.

Umarov é o líder do grupo militante Emirado do Cáucaso, que atua no Norte do Cáucaso, região no sul da Rússia que faz fronteira com a Geórgia. Ele foi ministro da Segurança do governo separatista da Chechênia entre 1996 e 1999 e é um dos poucos líderes chechenos importantes ainda na ativa.

Doku Umarov já tinha assumido a responsabilidade pelo ataque suicida de março de 2010 no metrô de Moscou, no qual 39 pessoas morreram. Ele também teria ordenado o ataque contra um trem que ia de Moscou para São Petersburgo, em novembro de 2009, que matou 26 pessoas.

'Regime racista'

Umarov afirma no vídeo que os muçulmanos estão sob ataque em todo o mundo, cita a situação no Sudão e condena os "regimes sionistas e cristãos liderados por Israel e pelos Estados Unidos".

Umarov disse ainda que ele e seus combatentes estão promovendo "uma jihad (guerra sagrada) no Cáucaso para estabelecer a palavra de Alá" e que há "centenas de outros irmãos" prontos para se sacrificar, na luta contra o "regime racista" da Rússia.

Prometendo "operações mais profundas, regulares e agressivas", o líder rebelde disse não queria que tanto sangue fosse derramado para que a Rússia "deixasse o Cáucaso".

Investigadores na Rússia informaram que o homem que se explodiu no aeroporto Domodedovo tinha 20 anos e vinha do Norte do Cáucaso.

O seu nome não foi divulgado oficialmente. Mas a agência de notícias Interfax diz que fontes do governo informaram que o autor do ataque se chamava Magomed Yevloyev, morador de um vilarejo da Inguchétia, que fica no no Norte do Cáucaso.

O presidente russo, Dmitry Medvedev, demitiu várias autoridades do país depois do ataque, entre eles um chefe regional de transportes e um vice-chefe da polícia de Moscou.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições