MENU

Mundo

Líder dos conservadores britânicos chama liberal-democratas a negociar

Líder dos conservadores britânicos chama liberal-democratas a negociar

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O líder do Partido Conservador britânico, David Cameron, convidou nesta sexta-feira (7) os liberais-democratas, liderados por Nick Clegg, a buscarem um ''acordo global'' para formam um novo governo.

O anúncio ocorre um dia depois das eleições gerais do país, em que os conservadores conseguiram mais votos que os rivais trabalhistas no Parlamento, mas não obtiveram a maioria necessária para governar sozinhos - o que criou um impasse que não ocorria no país desde 1974.

Mais cedo, o atual premiê, o trabalhista Gordon Brown, havia dito que as duas forças oposicionistas precisavam de ''tempo'' para tentar formar um governo.

Cameron também disse que espera fechar ''rapidamente'' o acordo, que incluiria a reforma do sistema eleitoral britânico e mudanças no sistema tributário.

Ele também insistiu em que o Reino Unido precisa urgentemente lidar com seu déficit recorde e tranquilizar os mercados financeiros.

Cameron ponderoue que há questões que os conservadores não negociam, como a recusa em transferir mais poderes do governo londrino para a União Europeia e o compromisso de manter o desarmamento nuclear.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições