MENU

Mundo

Líderes israelense e palestino não avançam sobre assentamentos

Líderes israelense e palestino não avançam sobre assentamentos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

Líderes de Israel e da Autoridade Nacional Palestina se reuniram e conversaram por duas horas, nesta terça-feira, em um resort no Mar Vermelho, no Egito, debruçando-se sobre questões centrais do problema entre israelenses e palestinos, como a demarcação de fronteiras de um novo Estado palestino, garantias de segurança para Israel, o status político de Jerusalém e os direitos a refugiados palestinos e seus descendentes. O encontro, no entanto, terminou sem avanços visíveis na questão dos assentamentos judaicos na Cisjordânia, considerada crucial nas negociações.

O encontro entre o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, no balneário de Sharm El-Sheikh, no Egito, foi a primeira reunião de trabalho após a retomada das negociações diretas de paz , no início do mês.

Em uma declaração após a reunião, o enviado especial dos Estados Unidos (país mediador do encontro), George Mitchell, disse que os dois lados “reiteraram suas intenções de abordar as negociações em boa-fé e com seriedade de propósito”.

Mitchell se disse encorajado pelo rumo das negociações, mas se recusou a dizer se alguns dos dois lados havia feito progressos no que diz respeito à disputa sobre a moratória de Israel sobre a construção dos assentamentos, prevista para expirar em 26 de setembro. Ele reiterou que o objetivo comum continua a ser a coexistência de “dois Estados para dois povos” e conclusão das negociações em um ano.

Mitchell disse ter pedido a Netanyahu que estenda a suspensão das construções nos assentamentos. Netanyahu, no entanto, vem sinalizando que não pretendia estender a suspensão, em meio à pressões da ala mais linha dura de seu governo e de colonos israelenses na Cisjordânia.

Jerusalém

O congelamento de 10 meses na construção dos assentamentos isralenses foi estabelecido por Israel no final de 2009. O lado palestino ameaça abandonar as negociações de paz caso ela não seja mantida.

“Faz sentido estender o congelamento, especialmente porque as conversas estão avançando em uma direção construtiva”, disse Mitchell, reiterando declarações da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que participou da reunião.

Segundo o chanceler do Egito, Ahmad Abu-Al-Ghayt, “o lado israelense não esclareceu suas intenções (na questão dos assentamentos) nem positiva nem negativamente”.

Ao final da reunião, Hillary, Netanyahu e Abbas fizeram uma reunião não agendada, que terminou sem anúncios, e um novo encontro previsto para esta quarta-feira em Jerusalém.

Plano de construção

De acordo com o jornal israelense Haaretz, autoridades em Jerusalém planejam discutir em 7 de outubro um plano de construção de 1,3 mil unidades habitacionais no lado oriental da cidade – região que, apesar de não estar incluída na suspensão das construções, é reivindicada pelos palestinos como a capital de seu futuro Estado.

Em abril, durante uma visita a Israel do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o anúncio do governo israelense de que mais 1,6 mil casas seriam construídas em Jerusalém Oriental geraram tensão diplomática entre os dois lados.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições