MENU

Mundo

Lula encontra Chávez na sexta para discutir sobre Venezuela-Colômbia

Lula encontra Chávez na sexta para discutir sobre Venezuela-Colômbia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na próxima sexta-feira (6), em Caracas, com o presidente venezuelano, Hugo Chávez. Um dos objetivos da viagem, segundo o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, é reiterar a disposição do Brasil de atuar como mediador no conflito entre Venezuela e Colômbia. No entanto, ainda de acordo com o porta-voz, Lula não deve apresentar propostas de solução do impasse. “O presidente está disposto a ajudar no diálogo. O que o Brasil propõe é servir como ponto de fomento ao diálogo, mas a solução tem que ser tomada pelas partes”, disse.

Lula embarca para a Venezuela na manhã de sexta. No mesmo dia, à noite, ele viaja para a Colômbia, onde participa do jantar de despedida do presidente Álvaro Uribe. Questionado sobre o recente desentendimento entre Lula e Uribe, Baumbach reforçou que o “episódio está completamente superado”.

O impasse entre os dois presidentes começou depois que Lula disse que o conflito com a Venezuela só se resolveria depois da posse do presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel dos Santos. Em resposta a esta declaração, Uribe disse “deplorar” o fato de Lula se referir à crise diplomática com a Venezuela como se fosse um "caso de assuntos pessoais", ignorando a ameaça que seria para a Colômbia a presença da guerrilha das Farc em território venezuelano. Nesta terça (3), Lula afirmou, durante reunião de cúpula do Mercosul, Argentina, que vai “se vingar” do colombiano participando do jantar de despedida dele .

“Eu falei uma coisa com a imprensa esses dias que o Uribe ficou nervoso, fez uma nota. Sabe como vou me vingar de Uribe? Vou no jantar de despedida dele, para ele saber que eu não tenho nenhum problema com ele, eu quero ajudar. Ele é meu amigo. Quero ver ainda se ele me coloca para jantar ao lado dele”, afirmou.

No sábado, Lula participa da posse de Juan Manuel dos Santos e pretende conversar com ele sobre a crise. De acordo com o porta-voz, existe a possibilidade de ser agendada uma reunião bilateral. Questionado se a posse do novo governante colombiano deve favorecer um entendimento entre o país e a Venezuela, Baumbach disse: “O que sabemos é que o presidente Santos deseja dialogar e o presidente Lula espera que isso leve a uma melhoria na relação entre os dois países”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições