MENU

Lula recebe presidente do Camarões e defende reforma no FMI

Lula recebe presidente do Camarões e defende reforma no FMI

Atualizado: Quarta-feira, 4 Agosto de 2010 as 4:09

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta quarta-feira (4) reformas nos organismos financeiros internacionais. Ao receber o presidente do Camarões, Paul Byia, no Itamaraty, Lula pediu a redução das exigências impostas pelo Fundo Monetário Internacional para a concessão de empréstimos a países em desenvolvimento.

“Defendemos o fim das nocivas condicionalidades dos organismos internacionais, que asfixiam as economias dos países mais pobres”, afirmou. O presidente do Camarões, por sua vez, disse ver com “satisfação o crescimento da importância do Brasil no cenário internacional”.

“O senhor propaga a nossas vozes quando defende a reforma na Organização das Nações Unidas, no FMI e em outros organismos internacionais. A sua voz é ouvida”, disse. Byia também defendeu o pleito brasileiro de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Durante a reunião desta tarde, foram assinados acordos de cooperação nas áreas de agricultura, pecuária e turismo. O intercâmbio comercial entre Brasil e Camarões passou de US$ 14 milhões, em 2002, para US$ 136 milhões, em 2008.

veja também