MENU

Mundo

Ministro afegão corrige para 20 o nº de mortos em ataque a hospital

Ministro afegão corrige para 20 o nº de mortos em ataque a hospital

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:37

O ministro da Saúde do Afeganistão corrigiu um balanço divulgado anteriormente pelo ministério e afirmou que o ataque suicida a um hospital na província de Logar deixou na verdade 20 mortos na manhã deste sábado (25).

"Corrigimos o balanço das perdas", afirmou o ministro, dizendo ainda que o número de feridos estava em torno de 25. O balanço errado, que havia sido divulgado por agências de notícias, falava em pelo menos 60 mortos e cerca de outros 120 feridos, na cidade que fica no leste do Afeganistão.

Entre as vítimas, estão pacientes, médicos e visitantes do hospital, além de trabalhadores sanitários.

O atentado foi realizado com um carro-bomba, de acordo com o chefe de Polícia de Logar, Ghulam Sakhi. Segundo o chefe do conselho provincial, Abdul Wali Wakil, citado pela agência local "AIP", o ataque destruiu quase por completo o centro hospitalar do distrito de Zra.

O presidente afegão, Hamid Karzai, condenou o ataque, afirmando que "dezenas de civis" foram mortos. O porta-voz do grupo Talibã Zabihullah Mujahid negou que o grupo tenha sido responsável pelo ataque, afirmando que os insurgentes islamistas nunca atacam hospitais.

Número crescente de mortes

A tensão tem crescido no país por causa de mortes de civis em ataques, com grupos islâmicos e o governo afegão criticando as forças sob o comando da Otan por matar pessoas inocentes durante a caçada a militantes extremistas. Estimativas dos Estados Unidos, no entanto, afirmam que ataques terroristas são responsáveis por cerca de 75% das mortes de civis.

No ano de 2010 já se havia registrado o maior número de mortes desde a invasão americana após o ataque de 11 de Setembro, em 2001. Este ano parece poder superar o anterior, principalmente depois da ofensiva anunciada pelo Talibã no início de maio, após o anúncio da morte de Osama bin Laden.

Retirada de tropas

Os Estados Unidos e a Otan planejam começar um processo gradual de retirada das tropas do país ainda em julho deste ano, que só deve resultar na entrega total da segurança ao governo do Afeganistão no final de 2014. Alguns críticos, no entanto, afirmam que esta previsão ainda é prematura.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições