MENU

Mundo

Morales quer processar autoridades eleitorais de quatro regiões

Morales quer processar autoridades eleitorais de quatro regiões

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

O presidente da Bolívia, Evo Morales, quer abrir processo penal contra autoridades eleitorais de quatro regiões do país, em três das quais os candidatos governistas sofreram derrotas nas eleições de domingo passado (4), informou nesta quarta-feira a imprensa local.

"O comportamento dos tribunais e os tribunais departamentais de Pando, Santa Cruz, Beni e Tarija é um crime. Agora, nossa tarefa é defender o voto, sadio, honesto, ao mesmo tempo em que entraremos com ações penais contra estas autoridades que brincam com a democracia", afirmou Morales.

O presidente e seu partido o Movimento Ao Socialismo (MAS, esquerda) perderam as eleições para governador e prefeito em Santa Cruz (leste), Tarija (sul) e Beni (nordeste) - as duas primeiras as mais ricas da Bolívia -, e brigam voto a voto pelo governo de Pando (norte).

Já os opositores denunciam por sua vez que o governismo cometeu inúmeras fraudes, como deslocar seus militantes de Chapare, a região produtora de coca do país e fiel eleitorado de Morales, para Pando, onde também fez campanhas em quartéis militares, o que é proibido por lei.

Morales e seu partido saíram vitoriosos nos governos andinos de La Paz, Oruro e Potosí, e nos vales de Chuquisaca e Cochabamba. Mas sofreram fortes derrotas em outras três e possivelmente em Pando, onde a oposição resiste a políticas de conteúdo indígena e estatizante.

Os resultados oficiais completos serão divulgados em dez dias.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições