MENU

Mundo

Mubarak deve mostrar caminho claro em direção à democracia, diz Obama

Mubarak deve mostrar caminho claro em direção à democracia, diz Obama

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

O presidente americano, Barack Obama, alertou nesta quinta-feira (10) que a transferência de alguns poderes do presidente egípcio Hosni Mubarak não representa uma mudança crível e concreta, e afirmou que o governo deve mostrar um caminho claro em direção à democracia.

"O povo egípcio foi informado que ocorreu uma transição de autoridade, mas ainda não está claro se esta transição é imediata, significativa ou suficiente", disse Obama em uma declaração por escrito.

"Muitos egípcios ainda não se convenceram de que o governo é sério em relação a uma transição genuína em direção à democracia, e é responsabilidade do governo falar claramente ao povo egípcio e ao mundo", acrescentou.

"O governo egípcio deve mostrar um caminho crível, concreto e inequívoco em direção a uma democracia genuína", afirmou. "O povo egípcio deixou claro que não há mais volta para a forma como as coisas foram: o Egito mudou, e o seu futuro está nas mãos do povo", complementou o líde americano.     Discurso decepciona manifestantes

O presidente do Egito, Hosni Mubarak, decepcionou os manifestantes que esperavam sua renúncia imediata e confirmou, em discurso nesta quinta-feira (10), que pretende continuar no governo até setembro, à frente da transição de poder.

Ele também disse que iria transferir poderes ao seu vice, Omar Suleiman.

Sameh Shoukr, embaixador do Egito nos EUA, explicou que Mubarak, transferiu todos os poderes da presidência para seu vice, mas permanece do chefe de Estado "de jure" (de direito).

Questionado pela rede CNN se Mubarak continuava chefe de Estado,Shoukry disse: "Ele continua chefe de estado de jure (de direito). Suleiman é o presidente 'de fato'", disse.

O embaixador disse que esta versão lhe foi contada pelo próprio Suleiman.     Em um discurso de tom patriótico, Mubarak afirmou que a transição no Egito em crise vai ocorrer "dia após dia" até as eleições presidenciais marcadas para setembro e prometeu proteger a Constituição durante todo o processo.

Mubarak disse que propôs emendas aos artigos 76, 77, 88, 93 e 189, e cancelou o 179, que dava poderes extras ao governo em caso de combate ao terrorismo.

Mubarak afirmou que iria transferir poderes a Suleiman, segundo a Constituição, mas não esclareceu quando, até que ponto ou de que maneira isso ocorreria.

Oposição

O líder oposicionista Muhamed ElBaradei disse que o Egito "vai explodir" , após o discurso de Mubarak. Ele pediu ao Exército que "salve o país". Já a Irmandade Muçulmana, principal grupo opositor, assumiu uma postura mais cautelosa e elogiou a transferência de poder.

Desde o início das negociações, no último domingo (6), a oposição reclama de "falta de clareza" do governo ao anunciar concessões, que vem emperrando o diálogo.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições